moradorespagina9

Legantina, carinhosamente chamada de Tina, nasceu no dia 17/04/1954, na cidade de Botuverá, interior de Santa Catarina.

Tina nasceu com deficiência intelectual moderada, com o passar do tempo desenvolveu esquizofrenia. Ela morava com seus pais e irmãos numa casinha muito simples. Os pais de Tina faleceram muito cedo, também apresentavam distúrbios mentais.

Após o falecimento dos pais, Tina passou a morar sozinha na casinha deles. Ela fazia os serviços domésticos dentro de suas possibilidades e trabalhava na roça. Ela relata que gostava de tirar leite das vacas, colher os ovos e cuidar das galinhas.

Antes de morar no Lar Menino Deus, Tina morou em um asilo na cidade de Brusque, pois não tinha condições de morar sozinha.

No mês de julho de 2003, Tina passou a ser moradora do Lar Menino Deus.

Ela é muito querida por todos e sempre está pronta para ajudar os amigos. Tina adora auxiliar nos afazeres domésticos, como lavar a louça e varrer o refeitório.

Recebe  atendimentos pedagógicos nos quais faz lindos bordados nos panos de prato, consegue ser independente em todas as etapas: colocar a linha na agulha, até dar o acabamento do bordado, isso deixa-a feliz e calma. Também é habilidosa nas pinturas de objetos feitos de reciclagem como nas casinhas de passarinhos que foram colocadas no jardim.

Também participa dos trabalhos realizados na horta, sempre tendo a orientação das professoras, é importante ter esse contato com a terra, que além de proporcionar o consumo de alimentos sem agrotóxicos, traz grande satisfação para ela.

Tina é muito carinhosa, adora dar beijinhos e tem um carinho todo especial pela pequena Adriana.

A elegante senhora fica “feliz da vida” quando os seus parentes (tios, primos, sobrinhos) vêm visitá-la.

Ela é muito vaidosa,  tem paixão por pulseiras e colares.

Adriana
Adriana
Amadio
Amadio
Chico
Chico
Legantina
Legantina
Vicente
Vicente
Moacir
Moacir
Silvano
Silvano
Soraia
Soraia
Joel
Joel
Gilberto
Gilberto
Fátima
Fátima
Jonatan
Jonatan
Zequinha