Como o Lar Menino Deus foi fundado, qual sua história?

O Lar Menino Deus foi fundado em 4 de junho de 1996, por uma família de Brusque que decidiu doar a casa onde hoje fica a sede da instituição para acolher pessoas com deficiência intelectual.

Nos primeiros meses a instituição era mantida pelos próprios fundadores, que acolheu inicialmente 8 moradores.

Todos apresentam deficiência intelectual, alguns como patologia base, outros como comorbidade, associada á autismo, esquizofrenia, deficiência auditiva ou paralisia.

Como o Lar Menino Deus é classificado?

De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, aprovada pela Resolução 109 de 11 de novembro de 2009, que organiza as entidades por níveis de complexidade do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) o Lar Menino Deus, é uma entidade classificada como de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, na modalidade de Residência Inclusiva.

O quadro de funcionários atende a NOB SUAS – Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Saúde, para o quadro de 10 acolhidos. No momento a instituição não possui vagas, pois para abrigar mais acolhidos seria necessário dobrar o quadro de colaboradores técnicos.

Mas o que é Residência Inclusiva?

A Residência Inclusiva é uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS, para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar, em sintonia com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

Qual o propósito e finalidade de uma Residência Inclusiva?

A Residência Inclusiva tem o propósito de romper com a prática do isolamento, de mudança do paradigma de estruturação de serviços de acolhimento para pessoas com deficiência em áreas afastadas ou que não favoreçam o convívio comunitário. São residências adaptadas, com estrutura física adequada, localizadas em áreas residenciais na comunidade, que dispõem de equipe especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas.

Tem como finalidade propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária.

Quais os registros, títulos e certificações que o Lar Menino Deus possui?

O Lar Menino Deus possui os Títulos de Declaração de Utilidade Pública Municipal, pela Lei n°. 2318/98 de 9 dezembro de 1998, Declaração de Utilidade Pública Estadual Lei n° 11.247 de 07 de dezembro de 1999.

Também possui a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social –  CEBAS, fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fone, concedido pela Resolução 29 de 15 de março de 2007, processo n°. 71010.001519/2006-38.

Inscrito em 3 conselhos, nos quais há um representante da instituição ocupando cargo de membro e até mesmo presidente.

Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal do Idoso e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

O Ministério Público também realiza visitas e auditorias anuais, a fim de verificar se toda a documentação necessária está em dia, bem como verificar se os serviços prestados estão sendo oferecidos de acordo com as exigências das leis em vigor.

Como a instituição mantêm os serviços oferecidos, qual sua arrecadação?

As despesas mensais tem aumentado muito nos últimos anos, em razão da melhora dos serviços prestados e do aumento das exigências de qualificação profissional, pelas leis em vigor

Todos os moradores do Lar Menino Deus recebem do INSS o Benefício de Prestação Continuada (BPC) que corresponde à um salário mínimo por mês. Além disso a instituição  se mantêm com doações, convênios, eventos, bem como de sua campanha de telemarketing, onde são realizadas ligações e agendamentos para recolher a contribuição que a pessoa deseja fazer.

Como é realizada a prestação de contas?

O Balanço Patrimonial da Instituição é publicado anualmente em maio, no jornal O Município Dia a Dia, e pode ser encontrado no link das Notícias, nesse site.

Além disso é apresentado anualmente, prestação de contas para os seguintes Conselhos onde a entidade é inscrita: COMDEF – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social e CMI: Conselho Municipal do Idoso conforme os modelos solicitados, bem como ao Ministério Público sempre que realizada fiscalização.

Qual a identidade organizacional do Lar Menino Deus?

MISSÃO

Acolher pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, que possuem alto grau de comprometimento e dependência e não possuem retaguarda familiar, visando promover continuamente a qualidade de vida das mesmas.

VISÃO

Ser referência na promoção da melhoria da qualidade de vida de todos os moradores que se encontram na Instituição.

VALORES

– Integridade

– Comprometimento

– Idoneidade Moral

– Valorização humana

– Sentimento empático pelo próximo

– Superação dos resultados

– Melhoria contínua

Como são as instalações?

O Lar Menino Deus fica situado á 7 km do centro da cidade de Brusque, em um bairro residencial. O terreno possui 3.800 metros, sendo 980 metros de área construída, instalado em terreno arborizado contendo: parque, pista atlética, horta, lagoa, gramado e espaço para prática de esportes.

A instituição possui 4 suítes, 1 dormitório, 3 banheiros, 2 salas de pedagogia, sala de estar, farmácia, cozinha, refeitório, capela, almoxarifado, depósito de produtos de higiene e limpeza,  depósito de alimentos, lavanderia industrial, sala da equipe de telemarketing, sala da equipe técnica e sala de administração.

Quem são os membros da atual diretoria?

A atual diretoria foi eleita em outubro de 2017 e possui mandato até Agosto de 2018.

Presidente: Graziano de Andrade Grigório

Vice-presidente: Valter Elias

Tesoureira: Enezita Dias

Secretário: Maria Terezinha Zonta Dallago

CONSELHO FISCAL

Reinaldo Mellão

Carina Ruhofss Kohler

Camila Zem

Mario Antônio Saporito da Silva