Como o Lar Menino Deus foi fundado, qual sua história?

O Lar Menino Deus foi fundado em 4 de junho de 1996, por uma família de Brusque que decidiu doar a casa onde hoje fica a sede da instituição para acolher pessoas com deficiência intelectual.

Nos primeiros meses a instituição era mantida pelos próprios fundadores, que acolheu inicialmente 8 moradores.

Todos apresentam deficiência intelectual, alguns como patologia base, outros como comorbidade, associada á autismo, esquizofrenia, deficiência auditiva ou paralisia.

Como o Lar Menino Deus é classificado?

De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, aprovada pela Resolução 109 de 11 de novembro de 2009, que organiza as entidades por níveis de complexidade do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) o Lar Menino Deus, é uma entidade classificada como de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, na modalidade de Residência Inclusiva.

O quadro de funcionários atende a NOB SUAS – Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Saúde, para o quadro de 10 acolhidos. No momento a instituição não possui vagas, pois para abrigar mais acolhidos seria necessário dobrar o quadro de colaboradores técnicos.

Mas o que é Residência Inclusiva?

A Residência Inclusiva é uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS, para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar, em sintonia com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

Qual o propósito e finalidade de uma Residência Inclusiva?

A Residência Inclusiva tem o propósito de romper com a prática do isolamento, de mudança do paradigma de estruturação de serviços de acolhimento para pessoas com deficiência em áreas afastadas ou que não favoreçam o convívio comunitário. São residências adaptadas, com estrutura física adequada, localizadas em áreas residenciais na comunidade, que dispõem de equipe especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas.

Tem como finalidade propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária.

Quais os registros, títulos e certificações que o Lar Menino Deus possui?

O Lar Menino Deus possui os Títulos de Declaração de Utilidade Pública Municipal, pela Lei n°. 2318/98 de 9 dezembro de 1998, Declaração de Utilidade Pública Estadual Lei n° 11.247 de 07 de dezembro de 1999.

Também possui a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social –  CEBAS, fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fone, concedido pela Resolução 29 de 15 de março de 2007, processo n°. 71010.001519/2006-38.

Inscrito em 3 conselhos, nos quais há um representante da instituição ocupando cargo de membro e até mesmo presidente.

Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal do Idoso e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

O Ministério Público também realiza visitas e auditorias anuais, a fim de verificar se toda a documentação necessária está em dia, bem como verificar se os serviços prestados estão sendo oferecidos de acordo com as exigências das leis em vigor.

Como a instituição mantêm os serviços oferecidos, qual sua arrecadação?

As despesas mensais tem aumentado muito nos últimos anos, em razão da melhora dos serviços prestados e do aumento das exigências de qualificação profissional, pelas leis em vigor

Todos os moradores do Lar Menino Deus recebem do INSS o Benefício de Prestação Continuada (BPC) que corresponde à um salário mínimo por mês. Além disso a instituição  se mantêm com doações, convênios, eventos, bem como de sua campanha de telemarketing, onde são realizadas ligações e agendamentos para recolher a contribuição que a pessoa deseja fazer.

Como é realizada a prestação de contas?

O Balanço Patrimonial da Instituição é publicado anualmente em maio, no jornal O Município Dia a Dia, e pode ser encontrado no link das Notícias, nesse site.

Além disso é apresentado anualmente, prestação de contas para os seguintes Conselhos onde a entidade é inscrita: COMDEF – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social e CMI: Conselho Municipal do Idoso conforme os modelos solicitados, bem como ao Ministério Público sempre que realizada fiscalização.

Qual a identidade organizacional do Lar Menino Deus?

MISSÃO
Acolher, com transparência e respeito, pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, que não possuem retaguarda familiar, visando promover qualidade de vida das mesmas, através da prestação de serviço de excelência.

VISÃO
Continuar sendo referência na promoção de qualidade de vida de pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, que não possuem retaguarda familiar.

VALORES
– Excelência no serviço prestado
– Respeito
– Inclusão
– Responsabilidade
– Comprometimento com o próximo
– Integridade
– Transparência

Como são as instalações?

O Lar Menino Deus fica situado á 7 km do centro da cidade de Brusque, em um bairro residencial. O terreno possui 3.800 metros, sendo 980 metros de área construída, instalado em terreno arborizado contendo: parque, pista atlética, horta, lagoa, gramado e espaço para prática de esportes.

A instituição possui 4 suítes, 1 dormitório, 3 banheiros, 2 salas de pedagogia, sala de estar, farmácia, cozinha, refeitório, capela, almoxarifado, depósito de produtos de higiene e limpeza,  depósito de alimentos, lavanderia industrial, sala da equipe de telemarketing, sala da equipe técnica e sala de administração.

Quem são os membros da atual diretoria?

A atual diretoria foi eleita em outubro de 2017 e possui mandato até Agosto de 2018.

Presidente: Graziano de Andrade Grigório

Vice-presidente: Valter Elias

Tesoureira: Enezita Dias

Secretário: Maria Terezinha Zonta Dallago

CONSELHO FISCAL

Reinaldo Mellão

Carina Ruhofss Kohler

Camila Zem

Mario Antônio Saporito da Silva