IMG-20190604-WA0014 (1)

Nesse link você encontra uma breve descrição de como é realizada a gestão da entidade, planos estratégicos e operacionais, além do plano de comunicação e plano de ação para 2019.

Gestão e Planejamentos

Considera-se  que os moradores acolhidos, os colaboradores e os doadores são os clientes da entidade.banner institucional pequeno

O produto da entidade é o AMOR, que é dado pelos  moradores e doadores e também é recebido pelos moradores e doadores.

Dar e Receber AMOR, esse é o vínculo da perfeição. (Colossenses, 3-14)

Nos anos 50, Peter Drucker, já dizia: “O que não se pode medir, não dá para gerenciar”, por conta disso toda a Entidade passou por uma reorganização e foram implantados indicadores em cada setor.

Planejamento e Gestão em 2019

Desde 2015 com a contratação da empresa Êxito Consultoria, Assessoria e Coach, o Lar Menino Deus busca evoluir agregando à entidade, alguns conceitos empresariais de gestão que tem se mostrado fundamentais para o crescimento e consolidação, tanto das empresas nos primeiro e segundo setores, quanto no terceiro setor.

Ao longo desses anos a entidade passou por profundas transformações na forma de gestão, que antes acontecia de forma aleatória, como se estivéssemos apagando fogo todos os dias, para uma gestão mais estruturada, planejada e focada.

As implantações com maior impacto foram os indicadores, as reuniões de liderança, capacitação e treinamento com toda a equipe.

No ano de 2018 foi implantada a metodologia dos OKR (Objective and Key Results), que se trata de uma metodologia de gestão simples, flexível e ágil, que promove o engajamento entre os colaboradores e eleva os índices de produtividade.

Os OKRs são um conjunto de objetivos que se relacionam entre si e que contribuem para a estratégia da organização como um todo, podendo ser alcançados individual ou coletivamente.

Os resultados-chave são ações necessárias para atingir os objetivos e que, conforme forem sendo mensurados vão mostrar o quão próxima a entidade está dos objetivos estipulados

Seu segredo está em definir objetivos claros e mensuráveis, mas principalmente em escolher os resultados-chave que levam até esses objetivos e ajudam a empresa entender se está no caminho certo.

No Lar Menino Deus, a aplicação dos OKRs se deu da seguinte forma: foi solicitado aos líderes dos setores e profissionais que realizassem um planejamento anual, baseado nos seus indicadores e necessidades, esse planejamento foi dividido em 3 períodos de 4 meses.

A direção apresentou os macro objetivos e cada setor apresentou seus micro objetivos que se alinharam para contribuir com os primeiros, direta ou indiretamente.

Os setores e profissionais que apresentaram seus OKRs foram:

Direção

Telemarketing

Administração

Psicologia e RH

Fisioterapia

Nutrição

Coordenação de Projetos

Pedagogia

Nas reuniões mensais as lideranças de cada setor apresentam a porcentagem alcançada relacionada ao prazo estipulado para cada ação, relatam suas dificuldade e discutem-se ideias para solucionar essas dificuldades.

Metas:

Meta financeira para 2019 → aumento da arrecadação nos eventos de 18%

Reuniões

Uma das ferramentas de comunicação interna são as reuniões, que acontecem com o objetivo de alinhar a Cultura com o Propósito da instituição, bem como organizar as rotinas e processos, visando a profissionalização de todos os setores envolvidos.

As reuniões de capacitação acontecem uma vez por mês com toda equipe da entidade. Nela são discutidas ações de endomarketing que favorecem o engajamento da equipe nos eventos e ações de captação de recursos da entidade. Nessas ocasiões também são realizadas uma breve palestra sobre assuntos relacionados ao autodesenvolvimento e coaching.

As reuniões de diretoria acontecem a cada dois meses e também buscam envolver os membros da diretoria em todos os eventos e ações que a entidade promove.

Reuniões das lideranças de cada setor: acontecem uma vez por mês e como detalhado acima, são discutidos os OKRs de cada setor, os desafios e soluções.

Reunião da equipe técnica: com frequência mensal, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, psicopedagoga, assistente social e professoras, discutem as demandas de cada morador acolhido, para juntos encontrarem a melhor solução para as necessidades dos mesmos.

Reuniões nos setores, em cada setor: telemarketing, pedagogia, assistência, serviços gerais e cozinha, são realizadas reuniões mensais com os líderes.

Comunicação Interna

Objetivo: promover alinhamento estratégico, engajamento funcionários, melhorar o clima organizacional, promover o diálogo e a  interação entre os setores da empresa, bem como estimular a comunicação interpessoal;

Estratégias: para alcançar esses objetivos, dentro da comunicação interna são usadas as seguintes são ferramentas como: mural, caixa de sugestões, calendário anual,  grupo de WhatsApp, treinamentos, premiações por meritocracia, ações do Programa  de Integração, Reconhecimento e Valorização e Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Profissional, cujos detalhes estão abaixo.

Programa de Integração, Reconhecimento e Valorização.

Objetivo: Apresentar a Cultura Organizacional  e zelar por um clima organizacional saudável  que desperte o engajamento e motivação dos colaboradores.

Estratégias:  

  • Entrega do Manual Institucional para o novo colaborador;
  • Discussão detalhada do Manual, com foco na identidade e cultura organizacional, bem como na história, patologia e peculiaridades de cada morador acolhido;
  • Apresentação da descrição de cargos e funções;
  • Apresentação do questionário de avaliação de desempenho, preenchido durante o período de experiência, pela líder do setor, coordenadora de RH e direção.
  • Apresentação da infraestrutura da entidade;
  • Funcionamento dos pontos da meritocracia e demais benefícios da entidade;
  • Café do Aniversariante, que é homenageado no dia da Reunião com toda a equipe.
  • Entrega de cartões nas datas comemorativas;

Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Profissional,

Objetivo: Complementar e aprimorar a formação educacional e profissional de seus colaboradores, necessárias ao desempenho adequado de suas funções atuais e futuras.

Estratégias: Custear total ou parcialmente, a complementação em educação básica, graduação em nível técnico ou atualizações, através da assinatura de Termo de   Compromisso.

Projetos aguardando recursos

Projeto de Expansão

Objetivo geral: Construir um bloco novo com 242m².

Descrição: hoje as salas administrativas, da equipe multidisciplinar e de fisioterapia estão inseridas dentro da instituição e segundo as orientações para residências inclusivas, os espaços administrativos devem funcionar em locais específicos para tal, separados do local da residência inclusiva.

Portanto, nesse novo bloco serão construídas: sala para equipe técnica, sala para administração, sala para telemarketing e sala multiuso para fisioterapia e pedagogia.

Objetivos específicos:

  • Ampliar o número de acolhidos (haverá espaço físico para novos leitos);
  • Potencializar os atendimentos de fisioterapia e pedagogia;
  • Melhorar as condições de trabalho para equipe administrativa, técnica e de telemarketing;

Projeto Recuperação e Humanização da Lagoa e Horta

Objetivo Geral: Recuperar a lagoa existe e melhorar as condições de plantio da horta.

Descrição: a entidade possui uma lagoa que não possui condições de cultivo de peixes por haver muito lodo, entre outros problemas estruturais. A horta da entidade está sujeita às intempéries e sua produção é pequena.

Objetivos específicos:

  • Incluir na alimentação dos moradores o consumo de peixes duas vezes por semana;
  • Aumentar a produção e o consumo de hortaliças e legumes;
  • Proporcionar momentos de ocupação, lazer e bem estar aos moradores através da participação deles na pesca e cuidado com os canteiros que serão acessíveis inclusive para os usuários de cadeira de rodas;