Lar Menino Deus conquista Certificação de Padrão em Gestão de Transparência e anuncia projeto de melhorias e expansão

Anúncios foram feitos na manhã desta terça-feira, em coletiva de imprensa na sede da entidade

O Lar Menino Deus apresentou à imprensa na manhã desta terça-feira, 17 de setembro, uma série de novidades da entidade. São projetos para expansão e revitalização da lagoa e hortas inclusivas na sede da unidade, lançamento da campanha em parceria com o Samae, lançamento da Rifa da ‘Nuit do Noel’ e anúncio da renovação do Termo de Colaboração com a Prefeitura de Brusque, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação.
As informações foram repassadas em coletiva de imprensa realizada na sede do Lar, com a presença de profissionais dos veículos de comunicação, representantes da entidade filantrópica e da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Certificação estadual e nacional
De acordo com Evaldo Freygang Junior, responsável pela assessoria, consultoria e capacitação das equipes do Lar Menino Deus, receber a certificação do ‘Selo Doar’ é motivo de muita alegria para todos que atuam na entidade. “Esse Selo é um Selo de transparência, são considerados todos os documentos, a forma como se atua, as publicações, e a transparência com que a entidade faz a gestão e utilização dos recursos para os moradores acolhidos”, explica.
Dos 44 critérios estabelecidos para que a entidade pudesse ser certificada, 40 deles foram conquistados. Motivo de muito orgulho não só para o Lar, como para a comunidade de Brusque. “Isso é um ganho da sociedade, mostrando que aqui é possível ser feito algo no sentido da assistência social, com a participação da comunidade, e fazer isso com transparência e clareza para que a sociedade entenda que aqui os recursos são aplicados na qualidade de vida e excelência dos moradores acolhidos”, acrescenta Evaldo.
É a primeira vez que o Lar recebe uma certificação de tamanha relevância a nível de Santa Catarina e de Brasil. Para a diretora do Lar Menino Deus, Helena Dias, o Selo vem para coroar o trabalho da entidade e a transparência de todos os anos de atenção e cuidado aos moradores da casa. “Ele veio trazendo essa alegria para a instituição, atendemos praticamente todos os critérios e mostra a transparência do nosso trabalho, mostra que todas as pessoas podem doar, pois os recursos que forem doado à instituição será aplicado 100%”, salienta.
Selo Doar
O Selo Padrão em Gestão e Transparência (PGT), foi criado em 2013 e ficou popularmente conhecido como Selo Doar. Foi elaborado a partir de uma extensa pesquisa dos conceitos e critérios adotados em organismos nacionais e internacionais, como critérios para classificação da ISO 9.000, tendo como foco nas organizações sem fins lucrativos. O Selo Doar é um atestado independente, concedido pelo Instituto Doar às organizações que comprovam sua adequação em pelo menos 36 dos 44 critérios. Como exemplo de critérios estão casos em que a organização possua código interno de conduta, participação em fóruns sobre a causa, possuir plano estratégico para o ano corrente, balanço publicado em jornal, entre outros pontos que são levados em consideração. No Brasil, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e o Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (GRAAC) são exemplos de entidades que possuem esse Selo.
Projetos de Expansão, Revitalização da lagoa e Horta inclusiva
O Lar Menino Deus foi fundado em 1996, conta atualmente com onze moradores, vinte e três funcionários e vive, atualmente, um dos seus grandes desafios. Nesta terça-feira a entidade lançou seu projeto de expansão da sede administrativa e o projeto de revitalização da lagoa e horta inclusiva. Trata-se de uma grande melhoria que irá oferecer mais espaço e atrativos aos moradores acolhidos. O projeto de expansão da parte administrativa deve ser orçado em torno de R$ 350 mil e o projeto de revitalização da lagoa e horta em torno de R$ 170 mil, pois envolve terraplanagem, nascentes e demais cuidados na estrutura, que será adaptada para os moradores do Lar, principais beneficiados. A execução do projeto está prevista para ocorrer em cinco etapas. Caso os recursos sejam captados de uma forma mais rápida, a execução deve ocorrer com mais brevidade. Com esta expansão, a entidade possibilitará mais três ou quatro leitos para moradores acolhidos cujas comorbidades são classificadas como alto grau de complexidade. No momento o Lar dispõe de três vagas para moradores acolhidos, cujos critérios já estão na Secretaria de Assistência Social e Habitação, por onde devem ser realizadas as seleções.
Campanha Samae
Para tornar isso possível, o Lar conta com o apoio solidário da comunidade, como tem recebido ano a ano. Entre as parcerias que possibilitarão a concretização do projeto está a campanha ‘Tijolo do Bem’, com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), via doações através das faturas de contas de água emitidas pelo Samae. Para doar, basta ligar para o Lar Menino Deus e solicitar a inclusão do valor desejado para doação. “Ligando para o Lar, a gente inclui o valor que o contribuinte desejar, desta forma será descontando da conta e o Samae nos faz o repasse. Se a pessoa não quiser doar mais, basta nos ligar de volta que cancelamos automaticamente, é muito tranquilo”, detalha Evaldo. O lançamento da parceria pelos próximos três meses será identificado nas contas do Samae, com um folder, que irá ilustrar a campanha para o início do trabalho do projeto de expansão e o projeto de revitalização da lagoa e horta.
Telefone para contato: (47) 3053-8270 ou (47) 99759-4339
Outras contribuições para os Projetos podem ser feitas através de depósitos diretos para a conta abaixo:
Banco do Brasil – 001
Agência – 0401-4
C/C – 9.000-X (Para transferências do mesmo Banco do Brasil)
C/C – 9.000-0 (Para transferência de outros Bancos)
LAR MENINO DEUS
CNPJ – 01.370.269/0001-88

Rifa ‘Nuit de Noel’
Há muitos anos o Lar Menino Deus é uma das entidades beneficiadas com parte do valor arrecadado na Rifa de final de ano da ‘Nuit do Noel’, realizado tradicionalmente em dezembro por Márcio Schaefer. A sociedade se mobiliza para que na noite do evento ocorra um sorteio entre as pessoas que contribuíram. Este é um importante recurso para a entidade, para que o Lar possa finalizar o ano com mais fôlego perante as despesas de investimento e pagamento do 13° dos funcionários. Ao longo do ano são três os principais eventos de arrecadação de recursos em prol da entidade: O troco Solidário, a festa de fundação do Lar e a Rifa da Nuit do Noel. “Estamos lançando agora a Rifa e vamos batalhar muito em torno do sorteio. Precisamos muito da colaboração e participação da sociedade de Brusque, mais uma vez, pois a gente sabe que todos colaboram. Nossos eventos, rifas e tudo o que fazemos é muito bem aceito na comunidade e pedimos que nos prestigiem na Nuit do Noel”, frisa Helena Dias.

Convênio municipal renovado
Outra novidade anunciada durante a coletiva de imprensa é sobre a renovação de convênio com a Prefeitura Municipal de Brusque, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Conforme o Secretário Deivis da Silva, presente no ato, as visitas da pasta ao Lar são constantes. Deivis destaca que a ocasião da coletiva foi também importante para anunciar que a prefeitura está nos detalhes finais da renovação do Termo de Colaboração do novo convênio com o Lar Menino Deus. “Estamos nos detalhes finais do plano de trabalho que o Lar está elaborando e finalizando, justificando os valores do Termo de Convênio, as negativas que são normais em qualquer tipo de Termo, para que, ainda nesta semana, anunciarmos a assinatura deste novo Termo. Mas, adianto que está em uma negociação bem saudável e tranquila, como fazemos com todas as entidades”, destaca. O Termo terá validade estendida para 2019/2020, com ocorreu recentemente com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Brusque.

71089215_1520067278136518_8313210647982637056_n

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s